quarta-feira, 28 de julho de 2010

Artigo publicado na Revista Mais Cidades: Sofrologia não é psicologia

Equilíbrio da consciência cultiva de forma progressiva os valores da existência do seu humano  

Por Simone Noguera

A natureza mostra todos os dias que tem uma força incomparável a dos pobres mortais. Com tudo que está acontecendo o homem se surpreende e assim muda suas condutas em relação ao meio em que vive. Por isso, é interessante que a sociedade tenha equilíbrio para conquistar seu espaço e conseguir vencer os obstáculos. Terapias alternativas colaboram para a melhorar a vida do Ser Humano, pois tem conceitos diferenciados e inovadores.
 
A sofrologia vem das palavras: sos = serenidade, harmonia ; phren = mente, consciência e logos = estudo, conhecimento. Assim, etimologicamente "Sofrologia" significa: estudo da consciência em equilíbrio. Essa ciência criada em 1960 pelo médico neuropsiquiatra Dr. Lozano Alfonso Caycedo consegue controlar os diferentes níveis e estados de vigilância, alcançando o autocontrole da mente, através do equilíbrio do corpo, da emoção e do pensamento.


Além disso, também analisa os valores da existência do Ser Humano e atua em todas as áreas da medicina e da sócio profilaxia, orientando as pessoas a viver de forma saudável e equilibrada física, mental e emocionalmente. Segundo Maria Fernanda Pereira, sofróloga especialista em Sophrologie Caycediana, esta é uma ciência que intervêm na consciência humana, estuda as suas modificações, seus recursos e suas possibilidades e está sempre em evolução. Ela também investiga como estimular as forças responsáveis pela harmonia biológica do ser humano natural, reforçando a consciência.


Com fins terapêuticos a Sofrologia, que não é Psicologia, colabora para que o indivíduo cultive de forma progressiva os valores positivos de sua existência. “Por meio dessa ciência o indivíduo encontra a verdadeira arte de viver”, afirma Fernanda.


Segundo William Bonnet, psicólogo e sofrólogo, diretor fundador da Escola Francesa de Somatoterapia e Sofrologia Aplicada (Ecole de Somatothérapies et Sophrologie Appliquèes), com sede nas cidades de Tours e Paris, na França, presidente da Associação Brasileira de Sofrologia (ABS), a Sofrologia favorece a ativação do positivo e a integração dos elementos físicos e psicológicos necessários à saúde, ao bem-estar e ao desenvolvimento. Para o profissional a realidade não passa de representações que as pessoas criam para si próprios. “Quem faz Sofrologia não se culpabiliza, encara uma situação de maneira lógica e coerente, respeitando outras visões. A Sofrologia pode nos ajudar a sermos mais realistas, mais eficazes, para que estejamos em perfeita harmonia com os objetivos que desejamos alcançar dentro de uma determinada realidade. Através da Sofrologia podemos controlar o nosso estado de consciência. Isso significa que poderemos ter uma visão positiva do mundo”, afirma Bonnet.


Durante as sessões de sofrologia o indivíduo toma consciência do próprio corpo, de suas sensações, suas tensões corporais e mentais, de suas emoções e pensamentos buscando cultivar uma consciência mais harmônica.


O atendimento pode ser coletivo ou individual e o objetivo é auxiliar àqueles que desejam potencializar ou descobrir as suas capacidades, além de melhorar a sua qualidade de vida, adquirir maior resistência perante as tensões do dia-a-dia e reforçar uma atitude positiva perante a vida.


Qualquer pessoa pode usufruir dessa terapia que não tem nenhuma contraindicação. São poucos profissionais da área no país, pois a Sofrologia está em fase de descoberta apesar de existir há mais de 40 anos. O primeiro encontro de Sofrologia foi realizado em 1973 no Recife, mas mesmo assim não foi muito difundida e assim poucos brasileiros conhecem essa terapia que é importante para o autoconhecimento.


No ano passado foi criada a Associação Brasileira de Sofrologia (ABS), na qual William Bonnet é presidente Presidente. Essa Associação foi composta por membros de nacionalidade francesa e brasileira, em uma tentativa de viabilizar as atividades de Sofrologia. A sede da ABS é em Recife. Bonnet escolheu essa região por ter características multiculturais peculiares. Segundo o sofrólogo, existe uma energia muito forte, que favorece para o desenvolvimento da ciência. “O principal objetivo da Associação é estruturar a Sofrologia no Brasil através da colaboração França - Brasil, capacitando profissionais através de cursos de formação e negociando com o Estado a regulamentação da profissão no país. Esse segundo tópico já está sendo analisado no ponto de vista legal e em breve teremos boas notícias nesse sentido. A associação também está trabalhando no sentido de trazer mais títulos em português que abordem a Sofrologia. Traduções de materiais didáticos diversos estão sendo feitas para o português”, declara Bonnet.


O público brasileiro precisa conhecer mais o controle que tem sob si próprio e o mundo. A Sofrologia traz uma visão diferenciada em relação à busca pela realização pessoal como autoconhecimento, confiança e conquista.


Segundo Bonnet, é essencial que o indivíduo adquira o equilíbrio entre corpo e mente para obter sucesso e qualidade de vida. “Muitos brasileiros já entenderam isso e já começam a nos procurar. Alguns, inclusive, já estão fazendo os cursos de Sofrologia à distância via web, com todo suporte da ABS e da Escola Francesa de Somatotarapia e Sofrologia Aplicada.


Em países da Europa como França, Portugal, Suíça, Bélgica, Itália e Espanha a Sofrologia tem grande destaque fazendo parte do dia-a-dia da população, inclusive sendo financiada pelo Estado, que paga cursos de formação a profissionais de diversas áreas como medicina, psicologia, pedagogia e esportes. É uma ciência autêntica baseada em teorias e conceitos reconhecidos internacionalmente.


Artigo publicado na Revista Mais Cidades
  http://www.revistamaiscidades.com.br/v1/?pg=materia&editoria=bem_estar

0 comentários:

Postar um comentário