sábado, 17 de setembro de 2011


Experiências de Sofrologia

A Gestão da Glicemia – o relaxamento.
A gestão da glicemia (energia) quer no desporto, quer na actividade normal de qualquer cidadão é essencial para o desempenho dos objectivos desportivos, ou das tarefas quotidianas.

O privilégio de ter à mão diariamente um conjunto de atletas desportivos, pessoas portadoras de deficiência, permite-me aferir a eficácia da sofrologia, no rendimento desportivo, é óbvio, mas também na auto-estima destas pessoas. Ela oscila consoante os resultados são positivos, ou negativos.

O atleta toma as suas refeições cerca de três, quatro horas antes das provas de competição.

No gráfico seguinte, observemos a informação do Prof. Luís Horta (in “Nutrição no Desporto”, 3.ª Edição revista e aumentada, Editorial Caminho, Lisboa, 2006):


Hipótese: dois atletas tomam a sua refeição à mesma hora (11 h), e vão iniciar a competição cerca das 15 h; à hora da competição, um dos atletas está em stress; o outro está em condições normais.

O stress do primeiro atleta provém da ansiedade competitiva, por necessidade de um bom resultado, e do medo dos mais directos adversários.

A ansiedade leva a um aumento da secreção de adrenalina, que vai aumentar a utilização da glucose, originando hipoglicemia.

Ao iniciar a prova, o atleta em estado de ansiedade sente mal-estar, sudação exagerada, fadiga e respiração ofegante. No início da prova, o atleta sente-se como se estivesse já no final da prova, isto é fatigado e debilitado.

Se observarmos bem o gráfico, verificamos que o índice glicémico deste atleta está num nível inferior ao nível anterior à sua refeição.

O que significa que o atleta entra em competição em completa depleção, ou, sendo do seu conhecimento o estado em que se encontra, e as consequências desse estado, no intervalo entre a refeição e a competição, tem de ingerir suplementos de glucose a fim de repor os níveis energéticos essenciais à sua performance e às suas expectativas.

Pelo contrário, o atleta normal, consome apenas cerca de 80% da sua energia, e vai competir em condições de excelência, podendo até, se necessário, prolongar a sua prestação por muito mais tempo, em condições ideais semelhantes.

A praxis com os meus atletas:

Da Sofrologia, ensinei-lhes algumas técnicas de relaxamento rápido, e peço-lhes que as usem sempre que estão sozinhos, e as suas mentes são assoladas por pensamentos negativos e stressantes, ou sentem que estão em estado de ansiedade, ou medo perante os adversários, e ou por pressão do público, ou da família.

Os resultados são fantásticos!

Sobretudo o uso da técnica do “moinho”, a “bombagem dos ombros”, o “golpe de karaté” – do Relaxamento Dinâmico I –, através dos quais, por tensão, retenção, e expiração, se desfazem das tensões musculares e mentais e de todo o negativo, lançando-o para bem longe com ambas as mãos, assumindo esse gesto simbólico como um condicionamento útil e positivo para os fins em vista.
E, inspirando calmamente o positivo, levam-no a todas as partes do corpo, no sentido de harmonizarem o esquema corporal, essencial à prestação desportiva em alta competição – é fundamental competir com os sentidos e a mente bem despertos, um todo, onde cada parte é explorada de forma a contribuir eficazmente para o resultado final

Por vezes, e sempre que posso, e me é permitido, levo-os até aos balneários, e ali mesmo, de forma breve e regra geral eficaz, procedo a um relaxamento muscular e mental mais demorado, através da palavra suave, harmónica e monocórdica – terminando por um SAP (sofro aceitação progressiva), que os torna muito mais confiantes, pela aquisição da tranquilidade, da segurança, e pela visualização do sucesso…

Os resultados são tão diferentes, qualitativa e quantitativamente, que há quem se interrogue sobre as razões de um tal desempenho.

Estes atletas têm um volume de treino inferior em cerca de 50% a 70% que os demais atletas com quem competem habitualmente! Treinam apenas 50 minutos três vezes por semana, enquanto os demais treinam 1,5 horas de manhã e 1,5 horas da parte da tarde, 5 dias por semana.

Interroguemo-nos sobre este caso concreto, e vejamos as vantagens que a Sofrologia traz a toda a pessoa que pretende uma alimentação equilibrada, que pretende e ou anseia modificar o seu aspecto físico… melhorar a auto-imagem, a segurança, o amor próprio, numa palavra, a auto-estima.

O controle emocional e o controle energético, por força do relaxamento e do pensamento positivo, são óbvios quando trabalhamos com as técnicas da sofrologia junto dos atletas desportivos. E por extensão, com qualquer outra pessoa.

Haverá dúvidas de que a sofrologia – se bem sentida, e melhor aplicada – é um poderosíssimo meio de ajudar as pessoas a melhorar a sua auto-estima e a sua performance, seja ela desportiva, seja de outra natureza?

A Sofrologia: uma porta e uma janela para o bem-estar!


Joaquim Hernâni Dias
Master em Sofrologia
Porto/Portugal
Setembro/2011

0 comentários:

Postar um comentário