terça-feira, 5 de abril de 2011

Para entender melhor à Sofrologia.


O Princípio da ação positiva - uma das bases da Sofrologia.

Durante toda a nossa vida somos absorvidos por toda a ordem de acontecimentos que se passam no mundo. Sejam esses eventos as catástrofes naturais (terremoto, maremoto, chuvas intensas) sejam aqueles provocados pelo homem (acidentes de trânsito, conflitos armados, todo o tipo de violência). O impacto não é menor com as pequenas e grandes situações do nosso dia a dia. São as rotinas de tensão e estresse com o mundo do trabalho, as doenças e os problemas familiares no mundo privado. Esses acontecimentos isolados ou associados produzem uma sobrecarga negativa. São campos energéticos que vão se constituindo por meio das imagens e das palavras que vamos vendo e escutando durante esses processos de tensionamento induzidos pela nossa relação com esses eventos.
Trata-se de uma sobrecarga que age na nossa mente gerando, de maneira aparentemente incontrolável, pensamentos confusos e dificuldades de concentração. Um movimento contínuo que não para aí. Também afeta nosso corpo. Produz tensões físicas e dores musculares. Enfim, termina por atingir todo o desenvolvimento da vida cotidiana. É todo um mal estar físico e mental que fica impregnado no corpo mesmo depois dos acontecimentos terem passado e, como sequela, deixa marcas interiores. O indivíduo fica mais suscetível às doenças.
Como nos ensina Antônio Damasio, quando admiramos a Monalisa ou escutamos alguma obra musical da qual gostamos não é apenas o cérebro que é mobilizado, mas também o corpo. E nessa situação, reforça ele, mesmo a emoção e o sentimento mais complexo refletem uma dinâmica que a gente começa a explorar. O que implicaria em mapas neuronais que,por sua vez traduzem uma atividade do corpo em todas as suas dimensões.

                  
As emoções exercem um importante nível de interferência em nosso sistema imunológico e, em consequência, nos deixa vulneráveis. É nesse sentido que toda a ação positiva direcionada à consciência estimula e, naturalmente, repercute sobre todo o sistema psicológico. Funciona com um antídoto natural à vulnerabilidade. Um contra-fluxo ao estresse, por exemplo.
Um dos princípios básicos da Sofrologia nos ensina como dinamizar esse aspecto positivo que se encontra em nós mesmos. Não se trata de magia ou de uma perspectiva exotérica. Simplesmente cada um de nós tem um senso positivo e um negativo.
Se durante um curso de Sofrologia (vale lembrar, dentro de um processo de estado de consciência modificado) nós nos nutrirmos de bons pensamentos, oxigenarmos bem o corpo, no final do percurso nos sentiremos, seguramente, melhor. Essa boa experiência vai ganhar registros na nossa memória. Nosso corpo vai guardar lembranças saudáveis desse momento de bem estar. E não são apenas de lembranças físicas, mas também mentais. Essas recordações se transformam num combustível que pode ser utilizado no nosso dia a dia e novos momentos de estresse.
Assim, se visualizarmos uma situação perfeita, tenham certeza, ela será perfeita. Se, ao contrário, visualizarmos uma situação de perda (principalmente antes mesmo que ela aconteça) nosso desassossego será intenso. Se a perda não aconteceu, o desconforto será precoce, chega antes que qualquer coisa aconteça. O corpo sentirá antecipadamente todas as sensações negativas: o medo, o mal estar e mesmo as dores.
Muitas vezes nos encontramos tão imersos nos problemas pessoais que pouco vivemos ou, simplesmente, não curtimos o momento presente. Desavisadamente, deixamos passar o “aqui e agora”. São as boas e, às vezes, pequenas experiências que nos trazem vigor, energia, alegria e, na sua essência, estão cheias de boas sensações para o corpo e para a mente.
Uma das técnicas da Sofrologia ensina o indivíduo a visualizar positivamente qualquer quadro, mesmo os adversos. Recomenda-se nessas situações o uso do nosso imaginário para nos ajudar. Trata de induzir o corpo às sensações físicas agradáveis e a mente aos pensamentos que nos fazem ver seguir adiante, avançar.
A proposta da Sofrologia é não separar o corpo (físico) do espírito (pensamento, raciocínio). Parte-se do conceito elementar que somos interligados por essas duas dinâmicas e que uma afeta a outra. Desta maneira, precisamos utilizar nossas forças interiores para enfrentar e superar toda a sorte de dificuldades a partir de uma perspectiva positiva, fazendo com que o corpo respire, se sinta e também anime sua sensibilidade. Assim será possível detectar se nossos pensamentos estão interferindo na saúde do corpo.
Viver em harmonia corpo e espirito é o objetivo  maior da Sofrologia.

« Viver em total consciencia,
Caminhar cada passo devagar
E saborear cada respiração,
Isto é suficiente
Thich Nhat Tlanh
(mestre zen vietnamiano nacido em 1926)  

Ana Lucia Sartori
Sofrologa Brasileira em  Paris
003133 611650510
Membro da ABS 




1 comentários:

Anônimo disse...

Excelente artigo!
Gostaria apenas de acrescentar que quando falamos de stresse e do "negativo" que ele aporta às pessoas, conviria falar também de outra vertente do stesse negativo - comodismo, imobilismo, rejeição da mudança. E como este stresse é responsável por tantas depressões, tanta angústia, tantas obsessões...!
Falar do positivo é também falar da abertura "à experiência, ao-mundo, ao-outro..." que a sofrologia engendra, da forma mais subtil e pragmática.
Falar do positivo é falar também da abertura à intuição, à criatividade, ao amor, à espiritualidade... Ao divino!...
Falar do POSITIVO, é pretender viver "com o que se tem, e não o que falta", ou, noutra dimensão, "viver a vida com todo o mistério que ela tem e dá, e não como mais um problema a resolver", tão digno do racionalismo...
Viver com o POSITIVO é, por último, viver em permanência a PRIMAVERA da VIDA... ser jovem em permanência!

Joaquim Hernâni Dias

Postar um comentário